Blog

Dicas de Marketing Digital para Exportadores iniciantes

Você pode ter construído ótimos relacionamentos com seus clientes atuais no mercado brasileiro, mas você já considerou como será o relacionamento quando você entrar em um mercado internacional? Onde você tem poucos ou nenhum contato comercial, e nenhuma reputação? Sua estratégia de marketing foi pensada para viabilizar financeiramente a entrada em um novo mercado externo?

Neste artigo, gostaria que você considerasse alguns aspectos práticos para o seu negócio poder entrar em um novo mercado internacional, onde você muitas vezes não possui histórico ou presença da sua marca no mercado alvo.
Abaixo detalho alguns aspectos do Marketing Off-line e que devem ser planejados para dar suporte a operação da sua empresa, antes do desenvolvimento das estratégias e táticas de Marketing-Digital.

Primeiramente, pense na sua infraestrutura operacional, administrativa e comercial – e como sua empresa irá lidar com os seguintes aspectos:
• Relações com agentes e distribuidores no mercado alvo;
• Estrutura industrial e Processos de vendas para exportação;
• Documentos para faturamento internacional;
• Comunicação com clientes em idiomas estrangeiros, via e-mail e telefone;
• Fusos horários diferentes, para contato com Clientes;
• Recrutamento e treinamento de equipe para tratar com o processo de exportação;
• Publicidade internacional, materiais promocionais, catálogos de produtos e amostras;
• Embalagens para transporte internacional;
• Política de preços e margens de rentabilidade;

Pense nos primeiros passos para realizar a promoção da sua marca no mercado externo, usando o Marketing Digital, para otimizar os custos da promoção da sua marca:
• Como fazer campanhas em mídias sociais, nos países alvo;
• Como promover seu site em mercados estrangeiros;
• Como vender via on-line em moedas diferente da moeda brasileira (R$).
• Preparação para apresentações em feiras internacionais;

Ter um site bem posicionado na primeira página do GOOGLE e do BIG nos países alvo, podem ajudar na geração de vendas em um mercado internacional, portanto o marketing digital é hoje uma ferramenta totalmente viável para baratear os custos do processo de promoção da sua marca corporativa internacionalmente, gerando contatos e partindo das necessidades dos clientes externos; contudo entregar o que a empresa promete ao mercado, é o que vai fazer crescer de forma efetiva a reputação da sua marca no mercado externo, gerando credibilidade e relevância para suas exportações.

Atender pedidos internacionais não é o mesmo que entregar encomendas no mercado doméstico, existem diferentes regras de impostos, documentos aduaneiros específicos, modais de transporte de produtos e formas de pagamento diferenciados, portanto é preciso estudar muito bem-estes pormenores, como ajuda de empresas/profissionais experientes que conheçam estes requisitos do comércio internacional, para criar uma experiência satisfatória para este novos e exigentes clientes externos.

Os clientes externos esperam o mesmo nível de serviço que recebem de um fornecedor presente em seu mercado local, na verdade, eles querem nem perceber que sua empresa não é um fornecedor local; – apenas o tempo de transito das mercadorias deveria ser uma diferença relevante para um negócio internacional, pois certamente alguns países estarão distantes do endereço da sua fábrica no Brasil, – portanto considere como sua empresa irá competir com excelência, em termo de qualidade do serviço oferecido, dos produtos produzidos e da experiência vivenciada durante suas operações, considerando ainda seus concorrentes do pais alvo e do competidores do mercado internacional, gerando lucro para sua Empresa e para seu Cliente que espera tudo isso quando importa um bem ou um serviço estrangeiro.

Após a realização de alguns negócios no mercado externo é natural acontecerem algumas reclamações por parte dos clientes, portanto, é crucial tratar corretamente estas inconformidades, para transformar seu cliente em um verdadeiro freguês, e que realiza compras recorrentes, além da possibilidade de colher depoimentos/recomendações sobre seus produtos e seu serviço, projetando assim sua marca, por exemplo, nas mídias sociais, criando uma exposição favorável para o crescimento de suas vendas; no entanto, o tratamento displicente de uma reclamação pode gerar insatisfação do cliente e um efeito destrutivo da reputação de sua marca, dificultando o crescimento do seu negócio no mercado externo.

Planejamento de Ações de Marketing-Digital nos mercados internacionais
O montante do orçamento de marketing digital que sua empresa precisará investir na Exportação, dependerá do país que você deseja alcançar, da relevância digital pretendida na web nesse mercado alvo e do tipo de clientes que você está direcionando sua comunicação (varejo ou atacadista).

Ao lançar um novo site em um mercado externo, certifique-se de planejar os seguintes pontos:
• Gerar conteúdo relevante para seus Clientes;
• Distribuir seus conteúdos via BLOG e via E-mail.
• Estabelecer metas para a taxa de conversão de Leads em Clientes para o seu site.

Segundo especialistas em Marketing Digital, para a maioria dos portes de empresas exportadoras, pode não ser viável, principalmente para as pequenas empresas, hospedar seu site em plataformas de servidores no mercado-alvo, uma alternativa à hospedagem local é usar um domínio de nível superior com código do país (ccTLD) ou o Geotarget para o seu site, que serão utilizados pelas ferramentas dos buscadores do Google e do Bing Webmaster Tools.

Outra dica técnica dos marqueteiros digitais, é concentrar sua estratégia de (SEO) “Search Engine Optimization”, concentrando otimização do seu site em um pequeno número de páginas importantes até que você entenda, o que funciona e o que não funciona, antes de investir na otimização de todas as páginas do seu site, gerando com isso maior relevância na busca do seu site nas primeiras páginas do Google e do Bing, principais sites de busca mundiais.
As plataformas on-line como Amazon.com, eBay.com e Alibaba.com – fornecem uma reputação já comprovada pelos seus milhões de consumidores ao redor do mundo, e recursos mais econômicos para a promoção do seu produto em mercados internacionais, portanto quando fizer sentido para seu tipo de produto, é recomendável utilizar estas plataformas de E-commerce internacionais para comercialização direta de seus produtos.

Consultoria Técnica para o Marketing Digital Internacional

Há uma série de empresas disponíveis no Brasil, para os exportadores iniciantes que desejam expandir seu mercado em novas fronteiras internacionais, e através do link de internet https://www.google.com.br/intl/pt-BR/partners/about/ você pode encontrar uma de assessoria para implementar seu programa de marketing-digital internacional.

O governo brasileiro disponibiliza algumas agencias para o fomento e a promoção de empresas brasileiras no exterior, como os consulados comerciais em diversos países e a APEX que é a Agencia oficial de Promoção a Exportação (http://www.apexbrasil.com.br/home/index)

A Aceleradora de Exportações (http://www.aceleraexport.com/), é outra consultoria que pode ajudar a sua empresa, na montagem da estratégia de marketing e a identificar oportunidades em mercados internacionais, desenvolver planos e táticas de marketing off-line e digital, para realizar pesquisas no exterior e examinar a potencial de mercado para empresas brasileiras.

O objetivo das agências e consultorias brasileiras especializadas em comercio internacional é conseguir o maior número de negócios no mercado global, e o marketing-digital é hoje a ferramenta mais poderosa e barata para o desenvolvimento de uma estratégia de promoção comercial sobretudo quando se trata de empresas de pequeno porte, iniciantes do processo de internacionalização de seus modelos de negócio.

*Carlos Moura | Trader e Conferencista Internacional

Administrador de Empresas, Pós-graduado em Marketing e Master-Coach
Fundador e Apresentador da Aceleradora de Exportações
CEO da Athena Trading International
Ex-Trader do Grupo Santista Têxtil
Conselheiro da Camara de Comércio Exterior de Campinas e Região
Embaixador no Brasil da Camara Internacional de Conferencista – com sede no México
www.carlos-moura.com
www.aceleraexport.com
https://www.youtube.com/channel/UCry-VWYZG8jjY26DHyaHQ2w/videos

0

About the Author:

  Posts Relacionados
  • No related posts found.

Add a Comment